Boas Práticas de Fabricação (também conhecida como BPF) é um conjunto de medidas adotadas pelas indústrias de alimentos para garantir a qualidade sanitária e a manipulação adequada dos alimentos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) define o Manual de Boas Práticas de Fabricação como um “documento que descreve o trabalho executado no estabelecimento e a forma correta de fazê-lo”.
Traduzindo…
O Manual de BPF é um documento que descreve as atividades e procedimentos que as empresas que produzem, transportam e comercializam esses alimentos devem seguir para garantir que o seu produto tenha qualidade e esteja seguro para o consumo humano.
Ele é importante na adequação das empresas às legislações vigentes, na padronização de processos, no aumento da lucratividade em relação à diminuição de perdas, e mantém a confiança nos alimentos comercializados, inclusive na exportação de produtos.
Cada empresa deve escrever o seu manual de BPF de acordo com a sua realidade, tendo assim um conteúdo exclusivo e com informações evidenciáveis, requisitos obrigatórios em auditorias e na conquista de novos clientes / parceiros.
Deve estar disponível e de fácil acesso para os colaboradores, incentivando-os na cultura sobre a importância da consulta deste documento sempre que necessário, por todos os envolvidos desde o processo produtivo até a comercialização desses alimentos.
O que o Manual de Boas Práticas de Fabricação deve conter?
De acordo com as normas da ANVISA, o Manual de BPF deve descrever os procedimentos operacionais realizados pelo estabelecimento de alimentos, incluindo, no mínimo:
- Os requisitos higiênicos sanitários dos edifícios;
- A manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios;
- O controle da água de abastecimento;
- O controle integrado de vetores e pragas urbanas;
- A capacitação de profissionais;
- O controle da higiene e saúde dos manipuladores;
- O manejo de resíduos;
- E o controle e garantia de qualidade do alimento preparado.
- POP – Procedimentos Operacionais Padronizados
Quais as consequências de não elaborar um Manual de Boas Práticas de Fabricação?
A principal consequência de não ter um Manual de BPF é o descumprimento das leis da Vigilância Sanitária, gerando multas, interdições e até mesmo o fechamento da indústria / empresa.
Quer elaborar e implementar as Boas Práticas de Fabricação na sua empresa?
Contate a Axis Consultoria Empresarial, será um prazer te ajudar a alavancar o nome da sua empresa, elaborando e implementando o seu Manual de Boas Práticas de Fabricação.
Dáfine Plates
Consultora de Alimentos.